OS QUATRO SANTOS MÁRTIRES COROADOS

03/09/2011 21:34

Os quatros santos mártires coroados são: Castório, Cláudio, Nicóstrato e Sinfrônio; foram torturados e martirizados na Pannonia (hoje Hungria). Eram escultores em Sirmium (antiga Iugoslávia), e se recusaram a esculpir uma estátua pagã para o Imperador Diocleciano (243-305). Na Colina de Caelian, em Roma, existe uma igreja dedicada aos "Sancti Quatuor Coronati”, provavelmente construída no século sexto.

Teriam sido grandes escultores em pedra e trabalhavam juntos. Seu trabalho exibia um perfeito equilíbrio entre a pedra e o espaço, e o Imperador Diocleciano havia adquirido um certo número de trabalhos deles, aos quais admirava. Outros escultores, menos talentosos, com inveja, persuadiram Diocleciano a ordenar uma escultura de Aesculapius (Esculápio), deus da medicina e da cura, sabendo que eles, sendo cristãos, iriam recusar. Realmente, os escultores educadamente recusaram-se a esculpir a referida estátua. Foi-lhes, então, ordenado que oferecessem sacrifícios ao deus Sol, o que lhes era ainda menos aceitável.  Quando um oficial de Diocleciano, chamado Lampadius, que estava tentando convencer os escultores a oferecer os sacrifícios, morreu repentinamente, seus parentes culparam os quatro pela morte. Para aplacá-los Diocleciano ordenou que os escultores fossem amarrados vivos dentro de caixas de chumbo e jogados no rio, tendo-lhes, ainda, sido pregadas no crânio uma coroa de pregos, daí o título “mártires coroados”.

Os corpos foram enterrados a três quilômetros de Roma. Mais tarde, o Papa Gregório, o Grande (Magno), um estudioso dos mártires, mencionou pela primeira vez na Igreja os "quatro mártires coroados", e o Papa Leão IV, em 841, trasladou suas relíquias para a igreja da Via Lavican. Posteriormente a igreja foi quase destruída pelo fogo, e o Papa Pascoal II a reconstruiu.

Eles são venerados na Inglaterra, havendo uma capela a eles dedicada em Canterbury, erigida em 619 d.C. Os escultores em pedra da Idade Média tinham pelos quatro mártires uma especial veneração.

São padroeiros dos escultores, dos trabalhadores em pedra e em mármore.

A primeira Loja Maçônica de Pesquisas do mundo, filiada à  Grande Loja Unida da Inglaterra, têm seu nome, a “Quatuor Coronati Lodge”, fundada em 1.884.

 

            os Santos Mártires Coroados