O Primeiro Templo Maçônico

10/07/2012 03:59

                

       O templo maçônico, como é hoje conhecido, é relativamente recente. Na realidade, o primeiro templo maçônico, que foi o da primeira Grande Loja, de Londres, teve sua pedra fundamental lançada no dia 1º de maio de 1775 e foi inaugurado a 23 de maio de 1776. Antes disso as Lojas reuniam-se em tabernas ou nos adros das igrejas, numa prática herdada dos maçons operativos (de ofício), já que as tabernas, como pontos de reunião, tinham uma função social muito grande. A primeira Potência maçônica do mundo, a primeira Grande Loja, criada a 24 de junho de 1717, foi formada, inicialmente, por quatro Lojas, que tomavam, como título distintivo, os nomes das tabernas e cervejarias  em que se reuniam: "The Goose and Gridiron" (O Ganso e a Grelha), "The Apple Tree" (A Macieira), "The Crown" (A Coroa) e "The Rummer and Grapes" (O Copázio e as Uvas). A recém-fundada Obediência continuou suas reuniões nas tabernas, sendo os símbolos maçônicos traçados, geralmente com carvão, no chão ou sobre um painel.

       No dia 1º de maio de 1775, na presença de numeroso grupo de maçons, era lançada a pedra fundamental do "Freemasons´ Hall". A construção do edifício foi bastante rápida e ele foi concluído em pouco mais de um ano.  A 23 de maio de 1776 ele era inaugurado e dedicado à Maçonaria, à Virtude, à Benevolência e Caridade Universais, na presença de uma brilhante assembléia de maçons; no prédio da Great Queen Street passaram, então,  a ser realizadas as assembléias anuais e as comunicações semestrais da fraternidade; e, para o aperfeiçoamento de quaisquer Lojas e obreiros, ele foi liberalmente franqueado.

       Os Irmãos da "St. John´s Lodge", de Newcastle, animados pelo exemplo dado pela metrópole, abriram uma subscrição entre eles, com o propósito de construir, na cidade, um templo para os seus trabalhos; e a 23 de setembro de 1776, era lançada a pedra fundamental da construção. Daí em diante, aquele primeiro exemplo foi frutificando.

(José Castellani)