Culto de Natal de Maçons Evangélicos no R.J.

22/12/2011 23:34

        Dia 17 de dezembro de 2011 (sábado) as 20h, os irmãos evangélicos celebraram, com suas famílias, o Culto de Natal pelo nascimento de Jesus Cristo; O Culto foi realizado na sala ecumênica, no Rio de Janeiro, em uma iniciativa pioneira que comprova que não existe qualquer problema entre a Maçonaria e as Religiões; Os irmãos de diversas lojas e igrejas, oraram, louvaram, e entoaram mais uma vez o hino “Somos um pelos Laços do Amor”, que traduz o real espírito de nossa Ordem, e também o próprio espírito natalino.

        A Maçonaria Universal, regular ou tradicional, é a que professa pela via sagrada, independentemente do seu credo religioso, trabalha na sua Loja sob a invocação do Grande Arquitecto do Universo, sobre os livros sagrados, o esquadro e o compasso. A necessária presença de mais do que um livro sagrado no altar de juramento, reflecte exactamente o espírito tolerante da maçonaria universal e regular.
        Grande Arquiteto do Universo, etimologicamente se refere ao principal Criador de tudo que existe, principalmente do mundo material (demiurgo) independente de uma crença ou religião específica.
        Assim, 'Grande Arquiteto do Universo' ou 'G.A.D.U.' é uma designação maçônica para uma força superior, criadora de tudo o que existe. Com esta abordagem, não se faz referência a uma ou outra religião ou crença, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, espíritas e outros, por exemplo, se reúnam numa mesma loja maçônica. Para um maçom de origem católica, por exemplo, G.A.D.U. o remete a Deus, enquanto que para um muçulmano se referiria a Alah. Assim as reuniões em loja podem congregar irmãos de diversas crenças, sem invadir ou questionar seus conteúdos.

Hino "Somos um pelos laços do amor"

"E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." (Eclesiastes 4:12)

1. Somos um pelos laços do amor;
    somos um pelos laços do amor.
    Nosso espírito se une ao Espírito de Deus;
    somos um pelos laços do amor.
2. Somos um pelos laços do amor;
    somos um pelos laços do amor.
    De mãos dadas mostraremos
    que nós somos do Senhor;
    somos um pelos laços do amor.

(Rede Colméia)