Bispo católico faz palestra em Loja Maçônica

04/10/2014 16:06

No último dia 30 de setembro, a Loja Maçônica "Acácia Negra", jurisdicionada à Gr.'. Loj.'. do RS, de Lajeado, recebeu a visita do Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul - RS, Dom Canísio Klaus, para falar sobre família e valores da sociedade, em Sessão Magna pública, ou seja, aberta a não-maçons, familiares e convidados.

Segundo Dom Canísio, o convite para a visita à Loja maçônica surgiu em uma celebração em Nova Bréscia, em um festival de corais. "Eu fiz uma motivação naquela cidade, e o 'seu' Antonio me convidou para falar para o grupo um dia. Eu disse que, se surgisse uma oportunidade, eu faria. Este ano retornou o convite, e a partir do tema que está muito em voga, que é a família, achei importante falar, uma vez que todos estão preocupados com a realidade da família e da sociedade", conta o bispo.

Para Dom Canísio, o ser humano é religioso por natureza. Segundo ele, a crença em um Ser Superior, responsável pela obra da Criação, emerge desde seu nascimento. "Essa crença é fundamental, porque quanto mais ele acredita, mais condiciona sua vida através de princípios e valores morais e éticos, essenciais para sua vida", defende.

O bispo conta que a visita busca mostrar a Igreja como uma entidade acolhedora, que dialoga e vai ao encontro dos fieis. É uma forma de aproximar pessoas que defendem os mesmos princípios éticos e morais como valores importantes para a vida em sociedade. "O tema da minha fala foi a importância da família na sociedade e a nossa missão. Qual é a nossa missão frente a isso? É defender, valorizar e respeitar a dignidade da família como célula viva da sociedade. Hoje podemos dizer que temos tantos problemas na sociedade porque a célula primordial também está em crise", acredita.