As Grandes Lojas Prince Hall - Maçonaria de Homens Negros nos E.U.A.

19/01/2012 18:04

    Enquanto na Europa a Maçonaria inglesa e francesa discutia questões ligadas aos interesses imperiais, à república, à laicidade, à liberdade de consciência, etc., a Maçonaria nos Estados Unidos apresentava, majoritariamente, uma tendência segregacionista no que dizia respeito aos homens negros na Ordem.
    Para combater esse estado de coisas Prince Hall (1735?-1807), maçom negro, cujo país de nascimento não se sabe ao certo, fundou, na cidade de Boston, uma Loja para negros, com carta patente expedida pela Grande Loja Unida da Inglaterra.
    Como este fato não agradou às Lojas dos “brancos”, e como a segregação racial não dava mostras de arrefecer, foi criada a Grande Loja Prince Hall, que se tornou, com o tempo, um grupo de Grandes Lojas – uma valiosa contribuição à luta pelos direitos do cidadãos negros nos Estados Unidos.
    Dentre os maçons das Grandes Lojas Prince Hall que mais se destacaram estão Martin Luther King, pastor batista ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Nat (Nathaniel) King Cole, cantor internacionalmente conhecido, o músico e cantor Duke Ellington, Jesse Jackson, pastor e respeitado líder político, o promotor de boxe Don King, Sugar Ray Robinson, campeão de boxe na categoria peso pesado, e muitos outros.
    Atualmente existem 31 Grandes Lojas Prince Hall (assim oficialmente denominadas em homenagem ao fundador) regulares e independentes, sendo 28 nos Estados Unidos, 2 na América Central e 1 no Canadá.

(Iván Herrera Michel – tradução, adaptação e informações complementares: H. Teodoro)

 

             Prince Hall