SELOS MAÇÔNICOS DA ECT

15/12/2011 00:37

Selo Comemorativo do Dia do Maçom Brasileiro

 

A Empresa Brasileira de Correios ECT, emitiu vários selos, carimbos e envelopes alusivos a maçonaria. Também emitiu selos sobre personalidades que foram maçons

 

“O valor do selo postal como veículo de divulgação cultural conduziu à prática da filatelia maçônica, por volta dos anos 50, fato que levou à fundação do Clube Filatélico Maçônico do Brasil, em 1972, seguido por outros, bem como à realização de inúmeras exposições filatélicas sobre esse importante tema, contribuindo imensuravelmente para a difusão dos princípios da maçonaria no mundo”.

Segundo Laelso Rodrigues, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, os selos divulgam os mais relevantes princípios e fundamentos da maçonaria, como o de orientar no caminho da vida, animar e sustentar o homem em todas as dificuldades e adornar as ações, o caráter e o espírito do maçom.
Os Correios do Brasil lançaram, no dia 20 de agosto de 2004, este conjunto de selos sobre maçonaria, representando elementos e símbolos maçônicos; no saguão da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec), uma quadra de selos em homenagem à maçonaria e ao Dia do Maçom, com uma tiragem de 3.200.016 selos, com arte de João Guilherme. O lançamento foi feito em conjunto com o Conselho Maçônico de Sorocaba e Votorantim e o Clube Philatelico Sorocabano, simultaneamente com o Senado Federal, em Brasília. Em comemoração ao evento também foram confeccionados envelopes e cartões postais oficiais.

Selos.2.imagem

Impressão: Casa da Moeda do Brasil
 
A quadra lançada é composta dos seguintes selos:
Selos.3.imagem 

O primeiro focaliza as colunas “Sabedoria, Força e Beleza”: A Sabedoria, que orienta no caminho da vida, a Força, que anima e sustenta o homem em todas as dificuldades, e a Beleza que adorna as ações, o caráter e o espírito do maçom.
Selos.4.imagem 
O segundo selo “Desbastando a Pedra Bruta”: Representa o Emblema do Aprendiz, ao qual cabe a obrigação de desvencilhar-se dos defeitos e das paixões, para poder trabalhar na construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da maçonaria.
Selos.5.imagem
 
O terceiro focaliza a “Escada de Jacó”: Que simboliza a escala da hierarquia maçônica, na qual ascendem aqueles que pela fé e pelo esforço, tiverem conseguido transformar a pedra bruta em pedra polida, apta à construção da vida.
 
 
Selos.6.imagem 

Por fim, o “Esquadro, o Nível e o Prumo”: Simbolizam as ferramentas utilizadas pelos maçons na construção da Ordem. O nível e o prumo se completam para mostrar que o maçom nivela todos os homens e cultua a retidão, não se deixando pender por interesses particulares, desvinculados dos princípios da igualdade.
 
Fonte: "Filhos de Hiram"