Presidente da Comissão Europeia e Presidente do Conselho Europeu reuniram-se com os líderes da Maçonaria na Europa

01/12/2012 15:46

         Dia 27 de novembro teve lugar em Bruxelas, capital da União Europeia (EU), a reunião tradicional dos líderes da UE com os representantes da Maçonaria dos países membros. Por parte da UE participaram José Manuel Durão Barroso (Presidente da Comissão Europeia), Herman van Rompuy (Presidente do Conselho Europeu) e László Surján (Vice-Presidente do Parlamento Europeu), e por parte da Maçonaria participaram: o Grande Oriente da Bélgica, as Grandes Lojas Unidas da Alemanha, Ordem Maçônica Internacional DELPHI (Grécia), o Grande Oriente da Hungria, o Grande Oriente Lusitano (Portugal) e a Grande Loja da Itália.

         Além disso, no evento também participaram, entre outros, o Comissário Janusz Lewandowski, Jean-Claude Thebault (Diretor BEPA) e Katharina von Schnurbein (Assessor BEPA). Os líderes da União Europeia e da Maçonaria discutiram na sessão de trabalho sobre a solidariedade intergeracional e sobre o estabelecimento de parâmetros para a sociedade de amanhã na Europa.

         Em seu discurso, Herman van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu, disse que queria enfatizar dois princípios de solidariedade: a "identidade europeia" e a "transmissão" (leia-se propagação, perpetuação). Rompuy disse que a Europa é baseada em quatro valores fundamentais: Grécia, Roma, a Cristandade e o Iluminismo, e que eles formam a identidade européia.

(Agência de Imprensa Maçônica da Romênia)