7 DE SETEMBRO

06/09/2012 18:07

 

7 DE SETEMBRO

e. figueiredo (*)

 

A Maçonaria tem estado presente em nossa história desde a crise do Antigo Sistema Colonial como, por exemplo, na Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana. Mas, o ponto alto e de destaque na História do Brasil é, evidentemente, a Independência do Brasil.

Denomina-se INDEPENDÊNCIA DO BRASIL o processo que culminou com a emancipação do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822) no início do século XIX, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889), no mesmo ano. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de Setembro de 1822, em que ocorreu o chamado “GRITO DO IPIRANGA”.  Nessa data, às margens do riacho Ipiranga, o Príncipe Regente do Brasil, entao Dom Pedro de Alcântara de Bragança, futuro Dom Pedro I do Brasil, bradou perante a sua comitiva: “Laços fora, soldados !  Pelo sangue, pela minha honra, juro fazer a liberdade do Brasil. INDEPENDÊNCIA OU MORTE !”

A Independência foi feita por muitos, nem todos eles eram Maçons, mas certamente a Sublime Ordem contribuiu sobremaneira e de forma muito qualitativa para a formação do quadro daqueles que levaram a contento esse importante feito.

Na verdade, o que comemoramos a cada 7 de Setembro, não é exatamente a independência do país, mas o compromisso solene do príncipe Pedro com nosso povo. A independência política – destituída da ideia de completa separação de Portugal – havia sido anunciada oficialmente um mês antes, em Agosto, numa Loja Maçônica.

Em 20 de Agosto de 1822, foi convocada uma reuinão extraordinária do Grande Oriente do Brasil por Joaquim Gonçalves Ledo, em face da ausência de José Bonifácio, Grão Mestre, que se encontrava viajando.  Como substituto do Grão Mestre, Gonçalves Ledo profere um eloquente discurso na ARLS Arte & Comércio, em 20 de Agosto, onde era Primeiro Grande Vigilante.  Na sua locução, expôs aos Maçons a necessidade de ser imediatamente proclamada a independência do país.

Face ao discurso proferido, a proposta foi votada, aprovada por unanimidade pelos presentes na sessão, cuja cópia foi encaminhada de imediato ao Imperador Dom Pedro.  Este encontrva-se viajando e recebeu o documento às margens do riacho do Ipiranga em 7 de Setembro, ocasião que o imperador proclamou a Independência do Brasil por encontrar respaldo e determinação da Maçonaria Brasileira.

O gesto herócio de Dom Pedro está completando, exatamente, 190 anos !

 

(*) E. Figueiredo -  é jornalista - Mtb 34 947 

   O Ir.'. Espedicto Figueiredo Rillo é um dos fundadores da A.'.R.'.L.'.S.'. Pentalpha nº 2239 (GOB) e da A.'.R.'.L.'.S.'. Pentalpha Paulista (GLESP)